Nuvem Cinza e Ovelha Negra

O Mau-humor Bem humorado.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Agora entendo o Mal do Século

Tenho vinte anos e (quase) quatro meses hoje.

Desde o meio do ano, quando fiz anos, eu tenho pensando muito sobre as mudanças que se operam sem que a gente repare. Mudanças na forma de pensar, ver o mundo, encarar os problemas, enfim, mudanças que podem ser imperceptíveis, mas ao mesmo tempo causam um sismo devastador. Eu sempre me perguntei porque quando jovens as pessoas são tão idealistas e a medida que o tempo vai passando, se tornam cínicas e secas. Porque mudanças tão dramáticas no comportamento se operam?

E a resposta me está sendo dada.

Sempre fui muito romântico, cheio de moral, ideais e planos, de vivacidade para correr atras e alcançar tais ideais que eu imaginava em sonhos. Mas, aos poucos e todos os dias, eu vejo todo meu fragil mundo desmoronar e ser despedaçado, e aos poucos e cada dia mais, fico sem chão, sem ter onde me apoiar, sem ter para onde direcionar minha vivacidade e ambição.

De repente não há outra opção, a não ser resignar-me. Tornar-me um cínico, um cético. Por minha própria salvação! Mas não desejo tornar-me uma dessas aves de rapina recalcadas. No entanto, como ter vivacidade num mundo em que seus ideiais, em que sua moral e em que suas paixões não passam de mera criação de uma utopia inalcançável?

Enfim, agora entendo o Mal do Século que sofriam os românticos do século XIX.

No entanto, posso ainda esperar. Esperar que haja em algum lugar uma chama pálida que se assemelhe ao longe com este ideal. Assim, em busca dessa chama existente no mundo real, poderei recuperar a vivacidade que me deixa aos poucos.

Mas, como saber se essa busca será infrutifera? Talvez não haja como saber.
Só de uma coisa eu sei: não irei resignar-me, tampouco abandonar minha moral para poder achar um lugar num mundo torpe e indigno.